Cadastro do Comprador

Para transacionar com o Tino, o Comprador precisa estar cadastrado na nossa base de dados. Dessa forma, conseguimos realizar a análise de risco — regulatório, financeiro ou de reputação — e assim oferecer crédito. A partir do Cadastro, também podemos emitir comunicações relevantes ao Comprador, como confirmações de pagamento ou faturamento.

É importante salientar que, mesmo com a análise de crédito aprovada, um dos proprietários do negócio do comprador precisa validar sua identidade em nossa plataforma — ou com nosso time de Atendimento — para finalizar o cadastro. Esse passo visa garantir a segurança do Comprador contra fraudes e, apesar de poder ser realizado no momento do pagamento, é aconselhado realizá-lo o quanto antes.

Formas de CadastroCopied!

Para Fornecedores que integram a partir do No Code procure o nosso time de suporte.

Para usuários SDKs e VTEXCopied!

Para Fornecedores integrados via SDKs ou pela plataforma VTEX, o cadastro pode acontecer de forma integrada à experiência de compra. Apesar disso, o Comprador também pode realizar o cadastro facilmente na página do portal Tino, tornando o processo de primeira compra mais rápido e fluido.

Atualmente a utilização da API de cadastro é uma opção para os Fornecedores que utilizam o Link de Pagamento Integrado que, por sua vez, devem ativamente cadastrar os seus compradores utilizando nossas APIs, o Portal do Fornecedor ou o App do Vendedor.

APIs de Cadastro

Nós oferecemos dois endpoints, um para o Cadastro de Comprador e outro para Consultar Compradores.

  1. Cadastro de Comprador
    A API POST /v1/merchants é a responsável por cadastrar os compradores, ela realizará a análise de crédito mediante o consentimento dos termos da Tino (Opt-in). Lembrando que o Comprador deve passar pela verificação Know Your Client (KYC) antes de efetivar a primeira compra.

    O email ou o telefone utilizado no cadastro concede acesso ao Portal Tino onde o comprador pode conferir seu extrato, do mesmo modo, o número de telefone nos permite também enviar comunicações relevantes ao comprador.

  2. Consultar Compradores

    Para maior controle do Fornecedor nós disponibilizamos a API GET /v2/merchants/{document_number} , nesse endpoint é possível consultar alguns dados do comprador, como se ele está apto para fazer uma compra com a Tino ou se existe a necessidade da verificação de segurança Opt-in.

Fluxo de cadastroCopied!

O fluxo de cadastro é dividido nas seguintes etapas:

Na etapa de Opt-in, o comprador aceita os termos de privacidade e termos de uso do produto Tino. Esta etapa é uma obrigação regulatória que nos permite consultar bureaus de crédito, casas registradoras e outros sistemas de informações para realizar a análise de crédito. A aceitação dos termos é obrigatória para garantirmos conformidade legal e proteger a privacidade dos compradores e seus dados.

O Background Check (BGC) avalia antecedentes criminais tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica que está realizando o cadastro. Esta etapa é crucial para prevenir o financiamento de atividades criminosas e a lavagem de dinheiro, garantindo a integridade e a segurança da nossa plataforma.

A Análise de Crédito é necessária para avaliar a concessão de crédito ao comprador. Durante esta etapa, definimos o limite de crédito do comprador para compras a prazo utilizando a Tino como meio de pagamento. Esta análise ajuda a mitigar riscos financeiros e assegurar que oferecemos condições adequadas e seguras para nossos usuários. Lembrando que a Tino só faz análises de CNPJs (pessoa jurídica).

A Validação de WhatsApp é coletada no momento em que o comprador insere os dados pra criação de conta e garante que o contato informado pelo comprador é verdadeiro e que ele tem acesso ao mesmo. Esta etapa é essencial para assegurar a comunicação eficiente e imediata entre nossa equipe e o comprador, além de servir como um canal de confirmação e segurança.

Nesta etapa, coletamos as informações necessárias para autenticar a identidade dos compradores. É uma etapa fundamental para garantir a segurança de compradores e fornecedores contra fraudes.

  1. Solicitação de documentação: os compradores são solicitados a fornecer documentos que comprovem sua identidade, como RG ou passaporte, comprovante de endereço, entre outros.

  2. Verificação de identidade: utilizando tecnologias de ponta, como o reconhecimento facial ou a biometria, a organização verifica a autenticidade desses documentos e a correspondência com as informações fornecidas.

Em todo o fluxo de cadastro as verificações são realizadas em até 2 minutos, em 90% dos casos. Isso significa que a validação de dados e a análise de crédito ocorrem em tempo real, permitindo que o usuário tenha uma resposta rápida sobre sua solicitação. Este fluxo é importante para proporcionar uma experiência ágil e eficiente.

Em caso de inconsistência em alguma etapa do cadastro, o fluxo é direcionado para o time de Suporte.

Ver API