Criação de Pedido Autorizado
OverviewCopied!
O módulo de criação de pedido é a interface que o fornecedor tem com o Tino para realizar suas compras. Independente do canal de venda escolhido, seu cliente terá a mesma experiência com o Tino. Um pedido é Autorizado quando o processo de pagamento com o Tino ocorrem, mas para ele ainda não foi enviada nenhuma nota fiscal, após o envio da nota fiscal o pedido passa para o estado de pedido capturado.

Reservas de LimiteCopied!
Quando o lojista finaliza o pagamento usando o Tino, reservamos de seu limite o valor da compra, de modo que este valor não possa ser utilizado em futuras compras até que quite a dívida referente a essa Reserva. Esse processo é definido pela criação de uma Reserva de Limite.
A partir desse momento, uma janela de alguns dias (acordados entre o Tino e o Fornecedor) é aberta na qual devem enviar as notas fiscais (ou nota fiscal se o pedido só gerar 1) para o Tino. Referente ao envio de nota fiscal para a Captura do pedido, verifique a seção Criação de Pedido Capturado. Se a janela de tempo expirar, ou for realizado um Cancelamento da Reserva, o limite é estornado para o lojista e para essa Reserva de Limite não se pode mais enviar Notas Fiscais.
Canais de PagamentoCopied!
O Tino oferece alguns canais de pagamento e geração de pedido: O Fornecedor deve escolher o mais apropriado para seu negócio e incluir no seu fluxo de vendas padrão como um meio de pagamento adicional.
Cenários de IntegraçãoCopied!
1. Integração via VTEXCopied!
Para fornecedores que utilizam a plataforma VTEX, a integração é simplificada através do plugin VTEX do Tino. O plugin já inclui todas as funcionalidades necessárias para:
-
Cadastro automático de lojistas
-
Geração de pedidos
-
Gestão de pagamentos
-
Faturamento automático
Endpoints Relevantes:
-
Não é necessário interagir diretamente com endpoints, pois o plugin gerencia todas as chamadas.
-
Verifique que você possui esses fluxos já feitos na sua plataforma Vtex e devidamente configurados, caso tenha problema em algum deles e não seja possível realizar sua configuração Vtex para algum desses fluxos entre em contato com o Suporte de Integração do Tino: integracoes@tino.com.br ou WhatsApp (11) 97298-6920
2. Integração para E-commerce PróprioCopied!
Para fornecedores com e-commerce próprio, a integração é realizada através da API do Tino.
Recomendado para vendas em e-commerce não assistidas (sem atendimento ou presença de vendedor). Para o fluxo de venda online, será inserido o SDK que abre o compratino, por ele o lojista realizará o cadastro e terá todo fluxo de compra automaticamente configurado. Após o pedido ser confirmado e se tornar um pedido autorizado, deve se faturar o pedido e enviar a nota fiscal no endpoint de faturamento do pedido, para que o pedido seja capturado pelo Tino e possa iniciar os processos de cobrança do lojista e pagamento para o fornecedor.
Endpoints Principais:
GET /v1/limit-reservations/{external_id}
- Consulta de status do link: Retorna uma lista de Reservas de Limite dado seu identificador do pedido (external_id).
Importante faturar o pedido e entender o estado do pedido durante esse processo: Estados do Pedido
POST /v2/limit-reservations/{id}/bill
- Captura do pedido (envio de notas fiscais): Após a confirmação do pedido, esse endpoint deve ser usado para enviar a nota fiscal referente ao pedido, seja uma ou mais notas fiscais.
3. Integração Via Forças de Vendas A, B…Copied!
Recomendado para vendas com atendimento, seja presencial, back-office ou WhatsApp.
No fluxo de venda assistida via link de pagamento é gerado um Link de Pagamento e o envia para o lojista por WhatsApp para que finalize o pagamento usando Tino. É importante notar que para esse fluxo é necessário realizar um cadastro do Comprador previamente e caso ainda não tenha feito, recomendamos a leitura do módulo Cadastro de Comprador antes de prosseguir.
Endpoints Principais:
Para gerar o link de pagamento que será enviado para o Comprador:
-
POST /v1/payment-links/validate
- Validação prévia do lojista: Valida que o lojista está apto a pagar com o Tino nesta compra. -
POST /v1/payment-links
- Geração do link de pagamento: Com esse endpoint será gerado o Link de pagamento que é enviado para o Lojista por WhatsApp para finalizar o pagamento. -
GET /v1/payment-links
- Consulta de status do link: Retorna uma lista de Links de Pagamento cujos campos batem com os fornecidos nos parâmetros de consulta. Atualmente, o único campo aceito é o identificador do pedido (external_id). -
GET /v1/limit-reservations/{external_id}
- Consulta de status do link: Retorna uma lista de Reservas de Limite dado seu identificador do pedido (external_id). -
POST /v2/limit-reservations/{id}/bill
- Faturamento do pedido: Após a confirmação do pedido, esse endpoint deve ser usado para enviar a nota fiscal referente ao pedido, seja uma ou mais notas fiscais. -
Importante faturar o pedido e entender o estado do pedido durante esse processo: Estados do Pedido
4. Integração Via Link de PagamentoCopied!
Recomendado para vendas com atendimento, seja presencial, back-office ou WhatsApp.
No fluxo de venda via link de pagamento integrado ao Ecommerce é gerado um Link de Pagamento e o envia para o lojista por WhatsApp para que finalize o pagamento usando Tino. É importante notar que para esse fluxo é necessário realizar um cadastro do Comprador previamente e caso ainda não tenha feito, recomendamos a leitura do módulo Cadastro de Comprador antes de prosseguir.
Endpoints Principais:
Para gerar o link de pagamento que será enviado para o Comprador:
-
POST /v1/payment-links/validate
- Validação prévia do lojista: Valida que o lojista está apto a pagar com o Tino nesta compra. -
POST /v1/payment-links
- Geração do link de pagamento: Com esse endpoint será gerado o Link de pagamento que é enviado para o Lojista por WhatsApp para finalizar o pagamento. -
GET /v1/payment-links
- Consulta de status do link: Retorna uma lista de Links de Pagamento cujos campos batem com os fornecidos nos parâmetros de consulta. Atualmente, o único campo aceito é o identificador do pedido (external_id). -
GET /v1/limit-reservations/{external_id}
- Consulta de status do link: Retorna uma lista de Reservas de Limite dado seu identificador do pedido (external_id). -
POST /v2/limit-reservations/{id}/bill
- Faturamento do pedido: Após a confirmação do pedido, esse endpoint deve ser usado para enviar a nota fiscal referente ao pedido, seja uma ou mais notas fiscais. -
Importante faturar o pedido e entender o estado do pedido durante esse processo: Estados do Pedido
5. Portal Do FornecedorCopied!
Para fornecedores que utilizam o portal do fornecedor, o portal já inclui todas as funcionalidades necessárias para:
-
Cadastro automático de lojistas
-
Geração de pedidos
-
Gestão de pagamentos
-
Faturamento automático
Endpoints Relevantes:
-
Não é necessário interagir diretamente com endpoints, pois o plugin gerencia todas as chamadas.
-
Verifique que você possui acesso ao portal do fonecedor e caso não tenha entre em contato com o Suporte de Integração do Tino: integracoes@tino.com.br ou WhatsApp (11) 97298-6920
Estados do PedidoCopied!
-
Autorizado (Reserva de Limite)
-
Ocorre no momento da confirmação do pedido
-
Consome o limite do cliente sem criar boletos
-
Equivalente a uma pré-autorização
-
-
Capturado (Após o envio das notas fiscais)
-
Momento de envio das notas fiscais
-
Criação dos boletos para o cliente
-
Definição do cronograma de repasses
-